whats app salva vidas

WhatsApp pode salvar vidas!

Assim como muitos outros assuntos, falar de tecnologia divide opiniões. Há pessoas que a odeiam e outras que são extremamente entusiastas no assunto e sempre de olho nas novidades. Sempre que converso com pessoas sobre o que penso da tecnologia digo que ela é como um martelo. Do mesmo modo que o martelo é usado para fincar pregos em peças de madeira, criando estantes, prateleiras, mesas e cadeiras, é possível usá-lo para destruir uma porta, parede e outros objetos. Assim também acontece com o WhatsApp.

Assim vejo a tecnologia, pode ser usada tanto para construir quanto para destruir. E como acredito que precisamos focar naquilo que é bom e que nos traz esperança, vou dar um exemplo concreto de como o Whatsapp pode ser uma tecnologia que constrói.

A maioria de meus familiares, amigos e colegas de trabalho fazem parte dos 1,5 bilhões de usuários do Whatsapp. E assim como você e eu, respeitando as particularidades de cada indivíduo, usa o aplicativo com os mais diversos propósitos. Por exemplo resolver problemas de trabalho, dar um recado para o filho, bater papo com os amigos, e tantos outros.

Há uma semana me deparei com uma situação delicada e que me provou mais uma vez que a tecnologia quando bem usada é capaz de, literalmente, salvar vidas. Explico no paragrafo abaixo:

WhatsApp como ferramenta de trabalho de um médico.

O pai de um amigo vem de um histórico de problemas no coração. Já havia passado por duas cirurgias, uma para colocar marcapasso e outra para trocar o mesmo por um novo modelo. Semana passada este mesmo senhor precisou passar por uma nova cirurgia, agora para desobstruir uma veia do coração. Ao abrir o peito do paciente, o médico foi até o marca passo a fim de desligá-lo, entretanto acabou tomando um choque. Aconteceu que o médico estava com as informações do marcapasso da primeira cirurgia, logo não conseguiria desligá-lo, ele precisava das informações do aparelho que estava no pai do meu amigo. E agora? Sem o número do marcapasso não é possível saber o nome do fabricante. Sem saber quem é o fabricante não se pode desligar o aparelho. Se não se pode desligar o aparelho não se pode seguir com a cirurgia!

Então o médico pede para que liguem para meu amigo, e digam que precisam urgentemente dos exames de seu pai. Meu amigo sai do escritório desesperado (e com toda a razão, afinal, seu pai estava na mesa de cirurgia, e o médico, literalmente, com o coração dele nas mãos). Ficamos todos preocupados, e quando menos esperávamos, ele voltou, havia passado cerca de 5 minutos apenas. Olhamos uns para os outros sem entender, até que um perguntou: “o que aconteceu? Esqueceu alguma coisa? Podemos te ajudar?” e meu amigo responde, “está tudo certo, cheguei no carro e pensei ‘nossa, nesse trânsito de São Paulo vou demorar uma eternidade para chegar ao hospital, já sei…’”. E então ele teve a brilhante, e simples, ideia de fotografar os exames e mandar para o médico por Whatsapp!

Vida Salva!

Problema resolvido em 20 minutos graças à tecnologia. Vidas agradecidas, já que não foi apenas o pai do meu amigo que se beneficiou com ela, como também os médicos, equipe e especialmente meu amigo e toda sua família que sabemos que vive, sofre e torce juntos em situações como esta.

Obrigada Whatsapp e tantas outras soluções, por nos ajudarem a otimizar nosso tempo e melhorar nossas vidas. Que possamos ser sempre zelosos quanto a maneira de usá-las, para que cumpram seu propósito de melhorar a vida das pessoas e empresas.

Que possamos construir muitas estantes, prateleiras, mesas e cadeiras em nossa caminhada com a tecnologia!

Sobre o Autor Ver todas as publicações Site do autor

Juliane Gonzaga

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*