whatsapp marketing

Whatsapp marketing

Não é segredo para ninguém que o povo brasileiro é adepto fiel do aplicativo para celular Whatsapp e empresas utilizam a ferramenta para fazer campanhas de WhatsApp Marketing. Dados divulgados pela própria empresa informam que em maio de 2017 a quantidade de usuários mensalmente ativa já batia a marca de 120 milhões. Se pensarmos que somos aproximadamente 220 milhões de pessoas no país, este número já é maior que a metade de nossa população.

Por que as pessoas usam e gostam tanto do Whatsapp?

Por que será que outros canais de comunicação não tiveram o sucesso que o Whatsapp teve, e continua tendo? A resposta é simples: o Whatsapp é SIMPLES!

Lá atrás quando ferramentas como, por exemplo, o ICQ (para os da Geração Y) e o Messenger (para os da geração Y e parte da Z) eram populares, era necessário um login de acesso (usuário e senha) e um computador. Imagine a dificuldade do processo. Era necessário você ter disponibilidade para estar à frente de um computador e ter um cadastro, com usuário e senha (se você for como eu que odeia senhas, já começou a se imaginar clicando em esqueci minha senha ao menos uma vez por mês!), então toda vez que precisasse falar com alguém precisaria do combo: estar no computador + digitar login e senha. Muitos acabavam desistindo pelo caminho.

Quando o Whatsapp chegou no começo da década de 2010s, ele veio com uma ideia extremamente disruptiva para a época. Ele anulou o login de acesso e o computador, vinculando o usuário ao seu número de telefone. Agora você precisaria estar apenas com o seu celular e ter acesso à internet, e pronto! Já poderia sair trocando mensagens. Isto aliado ao valor altíssimo do SMS de alguns anos atrás, fazia com que a empresa tivesse a faca e o queijo na mão para atrair usuários. E foi exatamente isso o que aconteceu e continua acontecendo como os números do começo deste artigo nos mostram.

Qual o futuro do Whatsapp marketing?

Difícil imaginar o Whatsapp entrando em desuso em um espaço curto de tempo. Muito pelo contrário, o cenário aponta para uma curva ascendente, com um público ainda novo a chegar e cada vez mais empresas começando utilizar o Whatsapp Marketing para fazer negócios. Temos ainda boa parte do Norte e Nordeste brasileiro sendo inseridos ao mundo dos smartphones. Alem disso os mais jovens estão sendo apresentados à tecnologia dos smartphones cada vez mais cedo.

Todos concordam que o que torna um aplicativo atraente para o público em geral é a sua funcionalidade. Para as empresas o Whatsapp marketing é uma forte e rápida ferramenta de comunicação com clientes e parceiros. Creio que, quando falamos de aplicativos que possuem como objetivo a interação interpessoal, um outro atributo indispensável para o sucesso é a quantidade de usuários cadastrados. Se analisarmos o Whatsapp veremos que este possui os dois aspectos.

Pessoas! Basta parar por 15 segundos e fazer um exercício bem simples, pensar em quem você conhece que não tem Whatsapp? Qual empresa já não faz ou pretende fazer Whatsapp Marketing?

Funcionalidades!. Ele se renova constantemente, oferecendo sempre algo novo, como chamada de áudio, vídeo, confirmação de leitura, status. Mais recentemente até uma alternativa para as pessoas que querem usá-lo de maneira corporativa: o Whatsapp Business. Mas esse assunto merece um artigo só para ele.

Então que venham os próximos anos e os próximos usuários!!

Sobre o Autor Ver todas as publicações Site do autor

Juliane Gonzaga

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*