whatsapp business

Whatsapp Business

Antes mesmo do lançamento do Whatsapp business, todo empresário já tinha notado que o Whatsapp se tornou um dos meios de comunicação mais utilizados pelos brasileiros e já estava o utilizando no dia a dia para atender seus clientes. A quantidade de usuários cresceu tanto que muitos empresários se viram obrigados a oferecer o Whatsapp como canal de comunicação. São tantos usuários cadastrados no app e com celular em punho que as empresas não viram outra alternativa que não a de oferecer aos seus clientes o Whatsapp como canal de comunicação.

E o Whatsapp?

Com o objetivo de sanar esta necessidade dos empresários, o Whatsapp lançou recentemente seu mais novo produto, o Whatsapp Busines. O Whatsapp Business veio para responder a esta demanda crescente advinda não mais de pessoas físicas, mas de pessoas jurídicas.

Mas, e qual a diferença do aplicativo que costumo usar para o Whatsapp business?

Aparentemente não é possível observar muitas diferenças do aplicativo comum para o whatsapp business. Ambos precisam de um número de celular (apesar deles informarem que é possível usar o whatsapp business através de um número fixo, após tentativa de baixar o aplicativo o mesmo me exigiu uma validação via celular). Ambos é possível criar grupos, listas de transmissão, checar última vez que seus contatos estiveram online e usar no desktop.

Então a pergunta é: O que é diferente? Em que os empresários poderão se beneficiar adotando o whatsapp business?

Analisando as funcionalidades liberadas pela empresa não vejo muitas possibilidades que sejam realmente significantes para os usuários pessoa jurídica. O Whatsapp Business permite que você crie um perfil comercial, breve descrição de seus serviços e configure algumas respostas automáticas. Mensagens automáticas informando horário de funcionamento é um bom exemplo dessas mensagens automáticas. Além disso, esse número é listado como uma conta corporativa e possui relatórios de mensagens enviadas, entregues e lidas e… pára por aí.

Micro-empresários como pequenos comércios, salão de cabeleireiros, floriculturas, padarias, empresas de pequeno porte e de abrangência geográfica restrita, podem ver sim nestas funções propostas de valor interessantes e que irão suprir suas necessidades. Entretanto, quando falamos de empresas de pequeno, médio e grande porte a resposta pode ser diferente. Visto que estas empresas possuem um tráfego maior de clientes, não consigo ver o whatsapp business suprindo suas demandas.

E se o número de chamados for grande? Como faço para escalar o atendimento? O Whatsapp Business não possui uma função que permite mais de 1 pessoa atender um mesmo número simultaneamente. Consequentemente, não permite o redirecionamento do chamado de um atendente para outro, já que só existe um usuário. Outro ponto, considerando o lado do gestor, é que não há controle de atendimento, como por exemplo, bloqueio de palavras inadequadas ou controle de TMA (tempo médio de atendimento).

Conclusões sobre o Whatsapp Business

Se seu negócio é pequeno e visa atender seu entorno, acredito que sim, o Whatsapp Business pode resolver sua vida. Agora, se sua empresa precisa de duas pessoas ou mais respondendo às demandas advindas do Whatsapp, não. O Whatsapp Business, apesar de ser uma solução oferecida pelo próprio Whatsapp, não é a solução para você. Você precisará buscar no mercado uma solução que tenha em seu escopo uma visão mais corporativa, desenhada para atender fluxos de atendimento de médio e grande porte.

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Juliane Gonzaga

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