Réguas de relacionamento e Campanhas recorrentes
Campanhas recorrentes e réguas de relacionamento são utilizadas geralmente pensando-se em conversão.
As réguas de relacionamento geralmente são pensadas em etapas de forma que conduzam o visitante até a conversão esperada (que pode ser uma venda, o preenchimento de um formulário, download de um e-book e assim por diante). Mas você pode criar réguas de relacionamento ou campanhas recorrentes procurando manter o engajamento do seu usuário, já pensou nisso ? E isso pode ser feito de forma muito simples. Você pode criar réguas de relacionamento baseadas em datas comemorativas que tem a ver com o negócio do seu usuário, por exemplo.
Criamos aqui um exemplo de como criar uma campanha recorrente de aniversariantes, que pode ser replicada facilmente para outras campanhas.
Passo 1 – Criando uma lista
A primeira coisa a fazer é criar sua lista de contatos. Ela pode ser uma importação manual e pontual ou você pode usar uma integração usando uma TAG da ABMail para isso. Aqui vamos mostrar como importar uma lista manualmente.
Para criar uma nova Lista: clique em Nova, preencha todos os campos.
Para criar uma Lista existente : clique em Existente e selecione a lista.
Em seguida vá até a aba Importar contatos.
Layout do arquivo: O arquivo dever conter uma coluna com da data de nascimento no formato DD/MM/AAAA.
Depois de fazer o upload do arquivo, na aba Prévia dos dados, confira as informações do seu arquivo e clique em concluir.
Passo 2 – Criando a segmentação de aniversariantes
Após criar sua lista, ou integrar seu site com a plataforma da ABMail através da TAG, você deve criar uma segmentação que irá buscar recorrentemente os aniveriantes do dia para fazer os envios de sua campanha.
Para isso, após clicar em concluir do Passo 1 será exibido a tela abaixo com a opção de segmentar a lista, basta seguir o fluxo das imagens abaixo.
Clique em Segmentar Listas
Preencha os dados em seguida Salvar
Você será direcionado para a tela de Gerenciar Segmentações então clique no botão alterar.
Vá até a aba Configurar Segmentos, opção 3 Iniciar Segmentação e adicione os dados da segmentação:
Lista = Escolha a lista criada
Campos = Selecione a coluna correspondente ao campo com a data de nascimento
Operadores = IGUAL Valor = Hoje
Clique em Concluir para finalizar.
Passo 3 – Criando o envio
Agora que já temos uma lista importada ou integrada, uma segmentação criada, vamos configurar o envio. Nesse exemplo estamos usando o email marketing, porém dentro da plataforma da ABMail você pode selecionar um dos outros canais disponíveis que são SMS, Push Notification ou WhatsApp além do email marketing.
Vá até a tela de criar envios
Preencha os dados do envio, adicione o template, valide as imagens, as URLs, adicione a Segmentação na aba de Agendamento, escolha a opção Recorrente e configure os parâmetros de acordo com a imagem abaixo.
Para finalizar vá até a aba Resumo e clique em Agendar Envio
Pronto! Sua campanha recorrente de aniversariantes esta criada e será executada diariamente. A ferramenta irá buscar automaticamente os aniversariantes do dia e fará o envio de acordo com o template configurado.