email marketing

Por que enviar email marketing ?

A resposta pode parecer muito simples, mas a melhor é: porque email marketing funciona!

Embora diversas vezes ouvimos que o email marketing já morreu ou esta morrendo,  os números mostram algo diferente. Continuamos a interagir por email diariamente com empresas e sempre que precisamos nos comunicar de uma maneira mais formal é o email que é utilizado. É verdade que quando quer falar algum assunto rápido com um amigo ou mesmo um cliente (no mundo B2B) as mensagens instantâneas (como WhatsApp , SMS, Skype, etc) são muito úteis mas em algumas situações o email marketing continua indispensável.

Pense em todos os canais que você pode trabalhar uma campanha de venda de um produto e no retorno sobre investimento (ou ROI) que cada canal pode lhe proporcionar e o email marketing continua sendo o canal com o melhor ROI. Explicando isso de uma maneira bem simples, significa dizer que o email marketing é o canal em que para cada real que você investe nas suas campanhas tem o seu real investido multiplicado em mais vezes em vendas.

Todas as grandes companhias continuam usando para realizar suas campanhas de vendas. Além disso, é usado para  relacionamentos diários com seus clientes para, por exemplo, envio de boletos de fatura, informações sobre compras realizadas em seus e-commerce ou suas lojas físicas, informações sobre estoque, etc.

E as campanhas de venda por email marketing?

Elas devem ficar mais inteligentes. Podemos dizer que isso é uma grande mudança e algo que realmente morreu no email marketing. Não adianta você enviar mensagens como enviava há 3 anos. Sem filtros, sem segmentações, sem personalização, sem timing, isso não vai funcionar mesmo.

Para fazer campanhas de email que dão resultados em vendas, menos é mais. É importante usar a inteligência das ferramentas para acertar o momento correto da venda.  Encher a caixa do usuário de com email inútil para ele não é uma boa estratégia. Procure uma ferramenta que te ajude a fazer uma recuperação de abandono. Automatize processos recorrentes de vendas. E principalmente crie réguas que gerem engajamento entre o cliente e sua marca.

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