plataforma ecommerce

Plataforma Ecommerce

Falando em Plataforma Ecommerce, não há dúvidas que o ecommerce brasileiro continua em crescimento. A população está envelhecendo e novos millennials estão entrando no mercado de consumo nacional. Na outra ponta, a geração dos baby boomers está cedendo às vantagens da compra online, reconhecendo que estas podem ser mais interessantes, especialmente quando ponderados pontos como preço e conforto.

O que continua igual são os desafios enfrentados pelos ecommerces. Desafios operacionais continuam presentes no dia a dia das plataforma ecommerce. Logística, tributos e fraudes. Mas as notícias são boas, novas ferramentas e soluções inovadoras vêm surgindo reduzindo o custo de combate à fraude. Startups também surgem com ideias de como baratear as entregas.

Boletos e Carrinho Abandonado

Boletos e carrinho abandonado são também uma dor de cabeça para os donos de ecommerce, impactando a conversão das vendas e impedindo melhores resultados no comércio digital. Mas para estes problemas também já é possível ver solução. Plataformas de marketing digital, trabalhando junto com plataforma ecommerce, vêm unificando seus canais em um só lugar, cobrindo o cliente de diversas formas levando-o da pesquisa do produto até a conclusão de sua compra.

Ainda na seara do carrinho abandonado, pesquisas mostram que 82% dos carrinhos gerados no ecommerce brasileiro são abandonados. Destes 82% de carrinho abandonado, é possível recuperar 43% fazendo uma campanha de remarketing, isto é, fazendo uma campanha de email marketing com behaviour. As pesquisas mostram também que 34% dos pedidos captados tiveram boleto como forma de pagamento. De todos os boletos gerados menos da metade, 49%, são efetivamente pagos.

Soluções com marketing digital

Uma boa plataforma de marketing digital deve apresentar uma solução integrada de canais, deve oferecer a seu cliente um mesmo ambiente otimizado de maneira que o vendedor atinja seu consumidor por diversos meios, via email marketing, SMS marketing e até mesmo push notification. O lojista que tem uma plataforma ecommerce trabalhando em conjunto com uma plataforma multicanal consegue desenhar uma régua de relacionamento com seu visitante / cliente.

Quando, por exemplo, um visitante entra no ecommerce, ele pode ser abordado com um push notification. Em outro caso o visitante pode clicar em uma compra, mas sair da loja antes de efetivar o pagamento. Neste caso, a régua de relacionamento pode ser desenhada de modo a enviar um lembrete de carrinho abandonado. Essa comunicação pode ser via email marketing ou SMS Marketing. É possível ainda que o consumidor tenha clicado em comprar, prosseguido para o pagamento, mas deixado o boleto sem pagar. Neste caso a régua de relacionamento também poderá ajudar. O varejista poderá incluir uma comunicação via email marketing ou SMS Marketing, lembrando seu cliente que há uma etapa em aberto para conclusão de sua compra, enviando, por exemplo, junto ao lembrete, o código de barras do boleto bancário.

Foque seus esforços em melhorar a experiência de seu cliente em ecommerce. Procure aprender com a experiencia de outros varejistas online, participando de grupos. Lembre-se que estas são apenas algumas das muitas possibilidades que uma plataforma multicanal de marketing digital. Essas dicas poderão ajudar seu ecommerce na busca por melhores resultados.

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ABMail - Plataforma Especializada em Marketing de Relacionamento.
A ABMail é uma plataforma multicanal que oferece recursos como email marketing, SMS marketing, Push Notification, WhatsApp Marketing e Whatsac.

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