plataforma abmail

Perguntas frequentes na utilização da plataforma ABMail

Esse artigo foi escrito para que os usuários da plataforma ABMail tenham uma referência para as principais dúvidas nos primeiros passos de utilização da ferramenta. Ele não tem o objetivo de cobrir todos os pontos de dúvidas. Entretanto, disponibilizamos ao fim do artigo os dados de contato do nosso suporte.

Esqueci minha senha. E agora?

Na página de login, selecione a opção ‘esqueci minha senha’ e informe o email cadastrado na plataforma ABMail. Após a confirmação, um link será enviado para o referido email para alteração de senha. Se por acaso não tiver mais acesso ao email, entre em contato com o nosso suporte. Fale com nosso suporte através do suporte@abmail.com.br ou do telefone 4063-2345.

 

Como acrescento usuários na plataforma ABMail?

Antes de mais nada será preciso confirmar se seu usuário tem permissão para gerenciar outros usuários, caso tenha permissão:

Após se logar na plataforma ABMail, clique no ícone onde mostra o nome da sua empresa (canto superior direito). Logo depois vá até o menu Minha Conta. Em seguida Usuários, então Adicionar Usuário. Preencha todas informações e selecione suas permissões, feito isso é só finalizar e o novo usuário será salvo com sucesso. É importante se atentar as permissões que esta concedendo a esse novo usuário para que ele execute somente o que estiver dentro da alçada dele.

 

Como removo o acesso de um usuário?

Antes de mais nada será preciso que você confirme se seu acesso te dá esta possibilidade, caso a resposta seja sim:

Após se logar na plataforma ABMail, clique no ícone onde mostra o nome da sua empresa (canto superior, lado direito) e depois Minha Conta. Vá até Gerenciar Usuários, procure o usuário que deseja remover o acesso e clique em ‘desativar’. Pronto, feito isso o mesmo não terá mais acesso à ferramenta.

 

Como configurar o domínio para envio de email marketing?

Toda configuração de dominio requer uma configuração de delegação do lado do cliente. Para isso veja aqui como fazer essa delegação e em seguida envie um email para suporte@abmail.com.br informado que a configuração foi realizada. Após feita a delegação por parte do cliente, a equipe de deliverability / entregabilidade da ABMail irá fazer as configurações de IPs, SPF e DKIM.

 

Qual o formato para importar uma lista de contatos do meu computador?

A plataforma ABMail suporta os formatos .csv ou .txt. Além disso, você poderá importar arquivos compactados no formato .zip quando estiver trabalhando com uma lista de contatos muito grande.

 

Tentei importar uma lista de contatos, porém não consegui, como descobrir o erro?

Verifique se as colunas estão nomeadas corretamente, se os números estão corretos DDD + número, veja também se você não acrescentou vírgula ou caracteres especiais no meio dos números, feito isso sua lista será importada com sucesso.

Além destes detalhes em relação ao arquivo, verifique sua conexão de internet e se esta lenta no momento de fazer upload do arquivo. Muitas vezes a conexão do cliente esta lenta para uploads e a importação acaba não acontecendo corretamente.

 

Como gerenciar os meu contatos?

Após se logar na ferramenta, acesse a aba de contatos e depois gerenciar contatos. Lá você pode desativar um contato específico, verificar toda as informações desse contato, ver as listas que incluem o contato, a data de importação e poderá ver uma timeline onde exibe todas as interações que esse usuário teve. Você pode também remover o contato de todas as listas ou marcá-lo como bounce, optout, suspeito ou black List.

 

Como atualizar vários contatos em uma lista sem precisar ter que fazer um a um?

Se você tem uma lista de contatos muito grande na ferramenta e precisa atualizar alguns contatos, para que você não fique fazendo um por um manualmente, você pode atualizá-la na opção de Criar Lista – > Existente. Basta apenas selecionar a lista desejada e importar o arquivo com as atualizações. Assim, a ferramenta irá sobrepor os dados dos contatos antigos com os novos.

É muito importante prestar atenção a chave utilizada na primeira lista importada e na nova lista com os dados atualizados. Elas devem ser as mesmas para assim os dados serem atualizados corretamente. Por exemplo, se sua chave inicial for o campo EMAIL, a sua lista de atualização deve ter essa mesma chave para que os dados deem match.

 

Por que criar uma campanha?  

A plataforma ABMail é uma plataforma de gerenciamento de campanhas multicanal. Sendo assim você pode, de acordo com sua estratégia, criar suas campanhas e abaixo das campanhas os envios dos 4 canais disponíveis atualmente na plataforma ABMail: Email marketing; SMS Marketing; WhatsApp e PushNotification. A seleção de uma campanha é obrigatória para realizar seus disparos. Você pode criar uma única campanha ou pode organizar por envios de SMS, WhatsApp ou Email, tudo de acordo com sua estratégia.

 

Por que segmentar a lista?

A plataforma ABMail trabalha os envios, de qualquer um dos quatro canais disponíveis, sempre utilizando uma segmentação. A segmentação possibilita você criar envios com varias listas, fazer filtros por qualquer variável que você importar na plataforma ABMail (sexo, data de nascimento, data da última compra, ticket medio, etc) e manter listas dinâmicas, ou seja, a cada vez que você executar aquela segmentação ela irá realizar a contagem dos dados de acordo com o estado atual da variável. Por exemplo, você pode criar um envio recorrente de aniversário que é executado todos os dias e deixar uma segmentação criada com o filtro em que a data de nascimento seja igual a HOJE. Todos os dias no momento que o envio agendado recorrente executar, a segmentação irá rodar e buscar os contatos que estão naquela condição.

 

Como realizar um envio para determinadas pessoas dentro da minha lista, sem que eu precise criar uma nova?  

Vamos supor que a sua lista está completa com todos os dados dos usuários, após iniciar a segmentação a ferramenta irá te disponibilizar algumas variáveis para você criar esta nova lista, como por exemplo a lista selecionada, o campo filtrado, operadores (começa com, contém, não contém, etc) e o valor.

Caso você queira segmentar duas listas também é possível, basta selecionar a opção de Novo Segmento e continuar o procedimento. Uma funcionalidade muito interessante da ferramenta é que você pode utilizar as condições lógicas que são (AND ou OR) em português E ou OU respectivamente, e assim realizar um filtro mais aprofundado, onde as duas listas precisarão apresentar as mesmas condições no caso do uso do do AND, ou a mesma será criada se houver ao menos uma das condições selecionadas para o caso do uso do OR.

 

O que é chave primária?

Conceitualmente chave primária refere-se aos conjuntos de um ou mais campos, cujos valores, considerando a combinação de valores, nunca se repetem na mesma tabela. Desta forma, podem ser usadas como um índice de referência para criar relacionamentos com as demais tabelas de um banco de dados. Portanto, uma chave primária nunca pode ter valor nulo, nem repetição.

Chave primária na plataforma ABMail

Na plataforma ABMail a utilização da chave primária é muito importante considerando o seu negócio e o tipo de comunicação. Vamos imaginar o seguinte exemplo, você, dentro do seu negócio, fornece um serviço recorrente onde um mesmo cliente pode ter mais de um tipo de serviço contratado. Mensalmente você precisa enviar email marketing ou SMS com o boleto de pagamento para cada serviço contratado de forma separada. Nesse caso, a chave ideal da sua lista é o número do contrato do cliente por serviço, pois se você selecionar o email como chave primaria por exemplo, a ferramenta irá deduplicar esse campo da lista e aqueles clientes que tiveram mais de um contrato só receberão um único email marketing (e não as duas faturas, como no exemplo acima, caso o cliente tenha dois serviços contratados).

 

Posso escolher o que será minha chave primária?

Sim. Ao importar a lista na ferramenta você pode escolher qual será sua chave primária. Essa chave poderá ser um email, um número de telefone, número de contrato ou qualquer outro dado que faça sentido para seu negócio.

 

É possível juntar duas informações para se criar uma chave múltipla?

Sim, por padrão as contas novas são configuradas para escolher apenas uma chave primária na lista. Entretanto caso tenha necessidade de utilizar uma chave primária multipla, será preciso entrar em contato com nosso suporte. Você pode solicitar através do email suporte@abmail.com.br e fazer a solicitação de alteração na conta.  

 

Como ter uma visão geral das minhas atividades e ver os envios?

Após se logar na ferramenta, na lateral esquerda da tela você encontrará a barra chamada Principal. E nesta barra é possível ver suas atividades de forma resumida, como a quantidade de contatos, sua taxa de abertura, taxa de cliques, índice de optout, os envios executados e também se há algum envio agendado.

 

Importei uma lista com as colunas DDD e telefone separados, vai funcionar?

Sim. Na hora de realizar o disparo de SMS ou WhatsApp Marketing, será preciso desmarcar a opção (DDD junto com o telefone) e marcar o campo (Coluna DDD, caso use colunas diferentes).


Como colocar um número receptivo nos disparos de Whatsapp?

Após ter criado o envio, será preciso acrescentar na mensagem o link https://api.whatsapp.com/send?phone=NUMERO_AQUI&text=MENSAGEM_PARA_INICIO_DE_CONVERSA, onde está escrito ‘NUMERO_AQUI’ coloque o número para atendimento e na parte ‘text’ uma sugestão de como o destinatário poderia iniciar uma interação com você, tendo que apenas clicar em “enviar”.

Se preferir, poderá usar um encurtado para tornar esse link menor e deixar sua mensagem mais limpa. Um bom encurtador para se utilizar, caso tenha uma conta, é o do google https://goo.gl/. Ou se preferir pode utilizar também o bitly através do link https://bitly.com/

 

Fiz um disparo de WhatsApp, porém deu um erro ao direcionar para o nosso número receptivo, por quê?

Certifique-se de que na parte ‘NUMERO_AQUI’ no link, você tenha escrito 55 + DDD + seu número de atendimento, somente assim conseguimos garantir que o usuário que tenha o aplicativo conseguirá te responder corretamente.

 

O que são os status: Enviados, Recebidos e Erros para SMS?

Enviados significa que a mensagem já foi saiu da plataforma ABMail, porém não necessariamente já chegou ao usuário. Normalmente pode demorar alguns minutos até que a operadora faça a conexão e entregue para os contatos. Recebidos significa que o número de destino já recebeu sua mensagem.
Os Erros podem ocorrer por diversos motivos:

  1. Número errado;
  2. Número inexistente;

O que são os status: Enviados, Recebidos e Erros para WhatsApp?

Enviados significa que a mensagem já saiu da plataforma ABMail, porém não necessariamente chegou para o usuário, normalmente pode demorar alguns minutos até que o servidor do WhatsApp encaminhe a mensagem de seus servidores para seus contatos.
Recebidos significa que o número já recebeu a sua mensagem.
Os erros podem ocorrer por motivos como:

  1. Número inexiste;
  2. Número não possui o aplicativo de whatsapp instalado.

 

O que significa: Entregues, Total de Abertos, Abertos Únicos, Total de Cliques


Entregues é o valor total de emails marketing que foram recebidos com sucesso no destinatário.
Total de abertos mostra o número de quantas vezes aquele email marketing foi aberto, sendo que um mesmo destinatário pode ter aberto o email marketing diversas vezes.
Abertos Únicos como o próprio nome diz é a quantidade de aberturas únicas de um email marketing ou quantidade de usuários únicos que abriram sua campanha. Isto é, o número não mudará independente de quantas vezes o email for aberto pela mesma pessoa. Continuará sempre sendo computado uma abertura independente da quantidade de vezes que foi aberto.
Total de Cliques exibe a quantidade total que os links foram clicados e também mostra quais foram abertos. Lembrando que um mesmo link pode ter sido aberto por um único destinatário varias vezes. Além disso, um mesmo destinatário pode abrir vários links do template de email marketing várias vezes.

 

E Cliques Únicos, Erros e Devolvidos para email marketing?

Cliques Únicos exibe os emails que o destinatário tenha clicado pelo menos uma vez nos links. Cliques repetidos de um mesmo destinatário não são computados neste relatório.
Erros podem ocorrer por diversos motivos, como por exemplo:

  1. Bloqueio devido políticas de antispam,
  2. problema de conexão com o servidor de destino,
  3. servidor destinatário apresentou problemas de protocolo

Devolvidos esta situação acontece quando o servidor que enviou a mensagem não encontra o endereço de email de destino, mas esse status também pode se ‘encaixar’ nos erros.

 

O que é Bounce?


Um bounce é um endereço de email que em que há um retorno que diz que aquele endereço não pode receber emails devido a algum tipo de erro. Este erro pode ser temporário (soft bounce) ou permanente (hard bounce). Os soft bounces vêm normalmente de endereços de email com caixa cheia ou falha temporária de acesso. Hard Bounce é um erro definitivo e a plataforma ABMail irá excluir aqueles contatos definitivamente dos próximos envios.

 

O que é Opt out e Opt in?

Opt Out é o pedido de cancelamento do cadastro do contato. É quando o contato opta por não receber mais suas mensagens, solicitando cancelar todos os envios para seu email. A plataforma ABMail gerencia automaticamente a inclusão do link para o optout e a exclusão destes contatos para outras campanhas. Nossos usuários não precisam se preocupar com esses contatos.

Opt in é a autorização prévia e necessária, dada por um indivíduo, para receber comunicações por email, SMS ou WhatsApp de uma determinada empresa.

 

O que são Black Lists?

São listas que agrupam emails, endereços de IP ou domínios que foram previamente denunciados como disseminadores de mensagens consideradas SPAM. Geralmente a denúncia é feita pelos próprios receptores dessas mensagens por não terem autorizado o recebimento destes emails.


Sua dúvida não está aqui ou não conseguiu resolver o seu problema?
Por favor, entre em contato conosco através do e-mail suporte@abmail.com.br ou no telefone 114063-2345.

Sobre o Autor Ver todas as publicações Site do autor

ABMail

ABMail - Plataforma Especializada em Marketing de Relacionamento.
A ABMail é uma plataforma multicanal que oferece recursos como email marketing, SMS marketing, Push Notification, WhatsApp Marketing e Whatsac.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*