indicadores de performance

Indicadores de Performance na Prática

Acompanhar de perto o desempenho das ações de marketing digital, através de indicadores de performance, é a melhor maneira para avaliar suas estratégias e analisar: Investimentox Resultados (ROI).

Depois de produzir e disparar suas campanhas de email marketing, SMS Marketing e Push Notification é fundamental acompanhar os resultados. Através de alguns indicadores de performance, você pode saber se esta alcançado esses resultados. Então, indicadores servem como um termômetro que indicam se essas ações estão indo bem ou se precisam de algum ajuste.

E você sabe quais métricas utilizar para validar os seus resultados de suas campanhas de email marketing, sms marketing ou push notification?

KPI

Com a função de avaliar as etapas das estratégias de marketing digital, os indicadores de performance KPI ( Key Performance Indicator ) ajudam a entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado nas suas campanhas de email marketing, sms marketing e push notification dessa forma, a metodologia é fundamental para analisar todos os resultados de maneira qualitativa.

Indicadores de Performance

São inúmeros indicadores que podem ser analisados em sua campanha de marketing digital, tudo depende da complexidade do seu negócio, do segmento de atuação e de outras variáveis. Por exemplo: Número de visitas (unique visitors); Número de páginas por visita (pageviews); Quantidade de visitantes que retornou ao site; Nº de leads gerado… entre dezenas de outros indicadores!

E saiba que atrair mais visitas para o seu site não gera, necessariamente, mais negócios para a empresa! Então, medir e corrigir é sempre necessário em suas campanhas de marketing digital, principalmente em campanhas de email marketing que te devolve uma série de informações muito relevantes como aberturas, cliques e conversões para melhorar suas taxas de conversão.

E como tenho minha taxa de conversão ? Através da seguinte fórmula :

Taxa de conversão = (número de pedidos/ número de visitas) X 100

Seguindo o nosso exemplo prático para entender como medir sua taxa de conversão: Digamos que, ao longo de um mês, você tenha gerado 9.000 leads, sendo que, desse total, 270 realizaram uma compra. Basta dividir 270 por 9.000 e, em seguida, multiplicar o resultado por 100. Nesse caso, sua taxa de conversão seria de 3%. Simples, não? Você pode calcular a taxa de conversão de forma global, reunindo todos os seus canais de vendas (email marketing, sms marketing e push notification), ou ainda segmentar por canal, com o objetivo de entender quais dos pontos de contato com o cliente geram mais resultados para o negócio. A ferramenta da ABMail te ajuda a gerar essas informações das suas taxas de conversão já dividida pelos canais email marketing, sms marketing ou push notification.

Ticket Médio

O ticket médio é calculado a partir da soma das vendas dividido pelo número de clientes que efetivaram as compras. Por exemplo, vamos imaginar que o volume de vendas em sua loja foi de R$ 150 mil, sendo que 750 clientes compraram lá. Então, se dividirmos os R$ 150 mil pelos 750 clientes, você saberá que o ticket médio foi de R$ 200,00. Pois bem, e o que fazer com o valor do ticket médio? Sabendo o valor do seu ticket médio, você pode avaliar e preparar suas estratégias de acordo com o público-alvo. A ideia é fazer eles se interessarem por produtos e serviços “extras”, para que você consiga aumentar o valor do seu ticket médio.

CPC (Custo por Clique)

CPC ou custo por clique é o valor pago a cada clique em um determinado anúncio de campanhas por Pay Per Click (PPC). Neste caso, pelo Push Notification que é uma ferramenta de marketing digital que possibilita o envio de mensagens para smartphones e computadores através de uma transação iniciada pelo publicador.

CPC = Valor da Campanha /Número de visitantes

Para saber o CPC basta você dividir o Valor do orçamento da campanha pelo número de visitantes. Neste caso CPC = R$ 90,05 (valor para disparo da campanha)/9.000 (número de cliques ) = R$ 0,01!

ROI

Basicamente é o cálculo da relação entre custo do investimento da campanha e o ganho da empresa com esta ação.

ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / Custo do Investimento

Mantendo o nosso exemplo, ROI = (R$ 150.000 – R$ 90,05)/90,05, neste caso o nosso ROI = 1,66. Ou seja, para cada R$ 1,00 investido o retorno foi de R$ 1,66. A interpretação do ROI é diferente para cada empresa, portanto, não existe uma regra. Leve em conta o custo do seu produto, a sua margem de lucro e demais informações que julgar importante.

Lembre-se! Uma boa ferramenta de marketing digital (email marketing, sms marketing e push notification) fará toda diferença para alcançar o sucesso.

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