o que e spam trap

O que é Spam Trap?

A maioria das pessoas que trabalham com email marketing em algum momento já ouviu falar do famoso Spam Trap, mas você sabe o que realmente são e como funcionam?

Ai você pode pensar, “ah, eu só trabalho com bases com optin de usuários que assinaram minha lista e que realmente querem receber meu email marketing, por isso não preciso me preocupar com Spam Trap”. O problema que isso não é totalmente verdade!

Para entender o motivo é preciso saber que existem dois tipos de Spam Trap. Ok, mas antes de explicar os tipos, o que é Spam Trap mesmo???

Spam trap é um dos artifícios criados pelos provedores de email e é usado para minimizar problemas com Spam. Como o próprio nome em inglês já diz, é uma armadilha que tenta identificar os enviadores de mensagens indesejadas.

O que são usados os Spam Trap ?

Uma vez que um provedor identifica que você está enviando email marketing classificados como Spam Trap ele vai começar a barrar a entrega do seu email marketing podendo tomar algumas ações, sendo as mais comuns: jogar o email marketing que você envia (mesmo os validos!) para a caixa de Spam dos usuários; diminuir a quantidade de email marketing que você consegue entregar por hora para aquele provedor, fazendo assim com que sua mensagem chegue muito atrasada para o usuário; simplesmente deletar seus email marketing sem nem mesmo entregar a mensagem na caixa de spam dos usuários; te colocar em redes de Black Lists, que são compartilhadas com outros provedores.

As consequências você pode imaginar, sua campanha de email marketing não terá um bom resultado ou não terá resultado nenhum!

As plataformas de email marketing (ESPs) que fazem um trabalho de entregabilidade bem feito, possuem cadastros nesses provedores que informam que suas campanhas possuem Spam Trap te dando a opção de corrigir o problema. Mas é claro que, apesar deles informarem que você possui problemas, eles, provedores de email,  não falam quais são os email problema.

“Ok, novamente, minha base de contatos é 100% optin então não preciso me preocupar”. Não é bem assim, como disse anteriormente existem dois tipos de Spam Trap. E um deles afeta também base de contatos optin.

Os dois tipos de spam trap são:

Prestine

São os email criados especificamente para servirem de armadilha. Esses email são colocados em sites onde programas robôs copiam dados. Então acabam caindo em listas de email muitas vezes vendidos na internet.

Recycle

São os email reciclados de email que um dia foram válidos. Todas as plataformas de email gratuitos como Hotmail, Gmail ou Yahoo, possuem regras para desabilitar email de usuários. Muitas vezes após algum tempo que o email não é acessado o provedor de email acaba desabilitando aquela caixa. Logo após, alguns desse email voltam a ser ativados depois de um tempo como spam trap. Na prática isso quer dizer que se você tem uma base de dados antiga tem que tomar muito cuidado com aqueles email com pouca interação.

A plataforma multicanal da ABMail te ajuda na gestão de suas listas de contatos para fazer suas campanhas de email marketing com qualidade e ter bons resultados. Além disso, contamos com uma equipe de entregabilidade para garantir bons resultados em suas campanhas de email marketing.

Sobre o Autor Ver todas as publicações Site do autor

Denis Iarossi

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*