RCS

O que é o RCS ?

Podemos dizer que o RCS (Rich Communication Services) é o SMS do futuro ou o futuro SMS. Ele é um protocolo de troca de dados entre celulares que possibilita a troca de mensagens entre as operadoras. Possui um padrão aberto, ou seja, sem uma empresa “dona” do aplicativo ou padrão. Diferente do SMS tradicional, ele permitirá a troca de dados de mídia, igualmente a aplicativos como WhatsApp, iMessage e Messenger. Além disso os usuários poderão conversar em grupo, saber quando a mensagem foi lida e assim por diante.

O RCS, esse novo padrão de comunicação, foi criado pelo Google em parceria com as empresas  fabricantes de smartphones juntamente com a GSMA (Global System Mobile Association). A GSMA é a organização que representa os interesses das empresas de telefonia em todo o mundo. Ela também ajuda na difusão desse tipo de padrão entre todas as operadoras.

RCS no Brasil

O Google anunciou em dezembro de 2017 que estava trazendo a tecnologia RCS para o Brasil, o que já estava sendo feita há alguns anos na Europa, America do Norte e Asia. As conversas estão acontecendo com as operadoras Vivo, Claro e Oi. Inicialmente essas operadoras serão as primeiras a participar da implantação da iniciativa. Além disso, Samsung anunciou recentemente que já esta preparada para se integrar ao RCS.

Até o momento as empresas de telefonia não divulgaram como serão a cobrança das mensagens. Ela poderá acontecer como hoje acontece com o SMS ou então poderá ser usado como franquia de dados, assim como o WhatsApp.

Mas e esse o usuário estiver em uma operadora de telefonia que não aderiu ao padrão RCS ? Nesse caso, o usuário que recebeu a mensagem RCS em uma operadora que não atende ao padrão, a mensagem poderá ser convertida em SMS. Além disso, usuários que não possuem atualização do Android que permite a utilização, poderão fazer o download da atualização na Google Play.

E quais são as utilidades do novo padrão RCS para empresas?

As empresas poderão se comunicar de uma forma mais interativa com seus clientes. Como o RCS não é uma plataforma proprietária (como o WhatsApp) não ficaram restritas aos controles da mesma.

Além disso, as empresas poderão melhorar a comunicação que hoje é feita através do SMS tradicional, usando funcionalidades como:

– Inserir a marca da empresa na mensagem

– Usar arquivos de mídia para divulgar informações ou dados importantes como, por exemplo, um cartão de embarque através de QRCode

– Adicionar ações para o usuário como links, botões de respostas, calendários, etc

– Identificar o remente, evitar assim (ou pelo menos reduzindo) riscos de fraudes.

Algumas pessoas dizem que essa é só mais uma tentativa do Google entrar nesse mercado de mensagens, mas acredito que vale a pena acompanhar.

Sobre o Autor Ver todas as publicações Site do autor

ABMail

ABMail - Plataforma Especializada em Marketing de Relacionamento.
A ABMail é uma plataforma multicanal que oferece recursos como email marketing, SMS marketing, Push Notification, WhatsApp Marketing e Whatsac.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*