grupos no whatsapp

 Grupos no WhatsApp

Não existe um pensamento único quando o assunto são os grupos no WhatsApp. Umas pessoas adoram e passam horas enviando mensagens, correntes e bom dia de várias maneiras e outros, nem tanto. Mas uma coisa é certa, os grupos no WhatsApp quando utilizados com um bom propósito ajudam muito.

Por isso separamos algumas dicas para a criação de grupos no whatsapp para o mundo corporativo:

1. Apresente sempre uma lista de regras para o grupo

Como diz o ditado popular: “o combinado não sai caro”.
Portanto assim que adicionar todas as pessoas no grupo, apresente qual é o objetivo daquela conversa e estabeleça algumas regrinhas, de forma amigável. Por exemplo, sugira que as dúvidas sejam encaminhadas por mensagem individual para o responsável da empresa, ao invés do grupo, para não encher a caixa de entrada de todos.

E sempre que necessário relembre qual é o assunto principal do grupo.

2. O grupo deve estar sempre de portas abertas

Antes de mais nada, procure gerenciar os grupos no whatsapp de forma que os membros sintam-se sempre à vontade. Dê a permissão adequada para adicionar novos membros e deixe as pessoas a vontade se optarem por sair.

Além disso, procure saber quem pode ser influenciador dos demais membros do grupo e coloque esta pessoa como administrador para que possa adicionar novos membros e divulgar melhor o seu produto ou serviço.

Importante: em qualquer uma das três formas, trabalhe de forma objetiva, com uma frequência baixa de envios de notificações, para manter seus contatos na base por mais tempo. Monte a sua estratégia pensando em como ajudar o cliente ou funcionários sem incomodá-lo com inúmeras mensagens.

3 – Diferenciais que o Whatsapp traz para a sua estratégia

Se já existe o Facebook, email marketing e tantas outras formas de acessar o seu consumidor, porque fazer marketing ou criar grupos no whatsapp?

A resposta está nos diferenciais que somente este aplicativo possui. Conheça as principais particularidades do aplicativo que fazem a diferença:

O acesso do cliente ao aplicativo é mais rápido.

Quem utiliza o Whatsapp, costuma acessar o aplicativo diariamente e sempre que surge uma nova notificação seja nos grupos no whatsapp ou mensagens individuais.
Diferente de redes sociais mais amplas em que a postagem ou anúncio surge em meio a uma infinidade de outras informações, o Whatsapp é mais pontual e objetivo, fazendo com que a mensagem seja entregue imediatamente e garantindo que seja realmente recebida e, na maioria das vezes, lida.

O Whatsapp é familiar para quem o utiliza:

Como o aplicativo já faz parte do dia dia das pessoas, não existe a necessidade de se instalar outros aplicativos. Além disso, não é preciso acessar uma plataforma que a pessoa não conheça para entrar em contato ou receber informações.
A familiaridade com o aplicativo influencia para que a pessoa receba mensagens com mais abertura e sinta-se mais à vontade para entrar em contato com a empresa.

É uma forma tranquila de se fazer de contato

Um dos receios de fornecer o número do telefone em um formulário é futuramente receber ligações indesejadas. E isso na maioria das vezes é encarado como um contato invasivo.

Entretanto, o contato por meio de mensagem de texto é mais tranquilo e cômodo, pois a pessoa  poderá visualizar e responder no momento que quiser.

O contato é mais pessoal

O Whatsapp é naturalmente um meio de comunicação mais pessoal. A maioria dos usuários se comunica com amigos e familiares, trocando mensagens cotidianas sobre qualquer assunto.
Esta característica do aplicativo dá abertura para uma comunicação mais flexível.

É importante que se estabeleçam algumas diretrizes de comunicação junto ao profissional que será responsável pelo gerenciamento dos grupos no whatsapp na sua empresa, para que o contato por meio do aplicativo seja mais personalizado, mas sem fugir da característica empresarial.

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Juliane Gonzaga

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