Dados x Informação
Não tem como falar em Dados x informação sem voltar um pouco na história. O mercado vêm vivendo constantes mudanças ao longo dos últimos três séculos. Muito aconteceu desde a segunda metade do século XVIII até fim do século XIX. Quando o mundo vivia a chamada Revolução Industrial, e empresas buscavam se adequar a mudanças como a regularização dos contratos de trabalho e a automatização e gestão de processos, além de outros desafios que vieram ou junto ou como consequência dela.
Com o advento do computador seguido da expansão da internet para além do uso militar em meados do século XX, um novo mundo de possibilidades começou a se descortinar para o mercado através de uma nova revolução, a Revolução da Informação. Um novo mundo onde as limitações geográficas não eram mais impeditivas para o mercado fluir num âmbito mundial. Assim expandindo seus limites e fronteiras.
O foco deste texto está em compreender alguns termos que foram ressignificados após tal revolução. Dados x Informação! O que é exatamente: o dado, a informação, o conhecimento e a sabedoria. Coloco tais termos nesta ordem de forma intencional. Isso com intuito de expor que há uma escala crescente de significância à medida que subimos de categoria.
Dados X informação X conhecimento X sabedoria
Dados:
Trata-se de um documento, uma informação, que não possui sentido por si só. Porém ao ser contextualizado é usado na tomada de decisão ou na realização de cálculos de um cenário específico.
Guarde o exemplo: -1.000
Informação:
A informação é um conjunto organizado de dados, que ao se unirem transmitem algum tipo de mensagem sobre algo específico. Ela permite resolver problemas, tomar decisões, e quando embasada em um conhecimento específico será ainda mais bem decodificada.
Guarde o exemplo: Saldo em conta: -1.000 (agora o número deixou de ser um número, pois unido ao dado anterior passou a ser um débito em conta).
Conhecimento:
Conhecimento acontece quando agrupa-se uma quantidade de informações e se extrai dela um novo insight. Ele é o produto de informações conectadas direta ou indiretamente, e que podem ser agrupadas de uma única vez, ou gradativamente e que produzem algo novo. Informações que não agregam nada novo ao indivíduo, à instituição ou a uma sociedade são apenas um apanhado de informações. Não é conhecimento.
Guarde o exemplo: Saldo bancário de -1.000 significa que estou endividado.
Sabedoria:
Sabedoria é uma compreensão avançada de uma pessoa acerca de um assunto.
O site www.conceito.de une os quatro conceitos de uma forma bem interessante, conectando os quatro termos da seguinte forma:
“ Os dados são percepcionados através dos sentidos e, uma vez integrados, acabam por gerar a informação necessária para produzir o conhecimento. Considera-se que a sabedoria é a capacidade para julgar corretamente quando, como, onde e com que objetivo se aplica o conhecimento adquirido.”
Guarde o exemplo: Os juros do cheque especial no Brasil são muito altos, é prejudicial para mim estar com a conta negativa. Preciso pagar minha dívida!
O sucesso e a constante busca das empresas está justamente em transicionar do dado não qualificado para a sabedoria capaz de embasar as melhores estratégias e tomadas de decisão.
Um próximo passo é: como usar os dados X informação X conhecimento X sabedoria para tomar melhores decisões e trazer resultados para seu negócio, você sabe? Pois conheça melhor as ferramentas de gestão de campanhas da ABMail e trazer dados X informação em resultados!