boas praticas sms marketing

 Boas práticas SMS Marketing

Não há dúvidas que o SMS Marketing quando bem empregado é uma excelente ferramenta de comunicação rápida e eficiente com seus clientes. Existe uma infinidade de boas aplicações para esse canal de comunicação e nesse artigo estamos abordando as boas práticas sms marketing para que você possa ter sucesso em suas campanhas.

Preste atenção a estas dicas e veja como fazer corretamente.

Dicas SMS Marketing

  1. Utilize listas de contatos captados via formulários optin ou outro meio de aceite, bem como apague os contatos que solicitaram optout da campanha.
  2. Ofereça ao destinatário a opção de saída em qualquer mensagem enviada (optout).
  3. A ANATEL coloca como regra que SMS não esperados pelos destinatários devem restringir-se ao horário comercial. Além disso não devem ser enviados aos domingos e feriados.
  4. O envio das mensagens, através de canais homologados junto à Anatel, tem seu horário restrito entre 8h. e 20h de segunda a sexta feira. E aos sábado o horário passa a ser das 9h às 14h.
  5. Cada SMS precisa ter até 160 caracteres, incluindo os caracteres referentes à mensagem de OPTOUT. Observe o tamanho do SMS para evitar o envio de mensagens divididas e a cobrança de valores dobrados.
  6. Quanto à mensagem enviada, o remetente deve se identificar ao final da mensagem bem como identificar o assunto. O assunto deve estar associado à marca ou serviço da empresa.
  7.  Identifique-se na mensagem: como o SMS sempre chega com um número entre 5 e 12 dígitos, procure usar o seu nome em algum lugar da mensagem.
  8. Seja claro e objetivo. Mensagens vagas e com erros fazem o cliente achar que é um SMS falso, ou um golpe.
  9. Confira seus dados antes de fazer seus envios: por mais que a ABMail tenha vários filtros que podem identificar onde está o erro no seu envio, seja na sua planilha ou arquivo texto, procure analisar seus dados antes de realizar o envio.
  10. É recomendado que o anunciante envie no máximo 7 mensagens por usuário/semana para promoção de seus produtos ou serviços. Há exceção quando existe uma dinâmica diferenciada de comunicação onde o usuário possui conhecimento e aceitou ter uma frequência diferenciada de recebimento de mensagens.

 Proibição CONAR

Além das boas práticas sms marketing listadas acima, é importante prestar atenção as recomedações de itens proibidos segundo o CONAR.

É proibido pelo CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) propagandas que contenham:

  • Conteúdo depreciativos do concorrente;
  • Propaganda enganosa ou que dê margem a interpretação duvidosa;
  • Conteúdo ofensivo;
  • Promoção ao racismo, contra grupos de minorias, qualquer forma de fanatismo religioso, político ou contra grupos de pessoas ou etnias;
  • Informações obscenas, como a pedofilia e outros crimes de natureza sexual.
  • A ANATEL proíbe a disseminação de ideias de cunho político ou religioso.

Sobre o Autor Ver todas as publicações Site do autor

Denis Iarossi

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*