whatsapp marketing

Boas práticas no Whatsapp Marketing

Já esta claro para todos que o whatsapp é uma excelente ferramenta para fazer negócios então separamos uma lista de boas práticas no whatsapp marketing, para que você possa utilizar a ferramenta da melhor maneira.

 

Não faça spam

Ser marcado como spam é algo muito negativo para o negócio. Envie informações que o seu público realmente tenha interesse. Afinal, o Whatsapp é uma solução extremamente valiosa para garantir reconhecimento à marca, criar relacionamento e gerar leads. Então a primeira das boas práticas no whatsapp marketing que separamos é essa: não faça spam!

De acordo com uma pesquisa da Endeavor e da Startup 101, cerca de 96% dos conteúdos que chegam no Whatsapp são abertos pelo usuário. Além disso, 10 bilhões de mensagens são enviadas diariamente pelo aplicativo, tendo seu recorde de 75 bilhões de mensagens no ano novo de 2018.

Estabeleça horário de atendimento

Como o aplicativo é uma plataforma de mensagens instantâneas, os clientes esperam respostas rápidas. Por isso, é preciso estabelecer quando a sua empresa estará disponível para atendimento. O ideal é incluir a informação no status da conta ou deixar mensagem automática fora do horário de atendimento.

Crie um cronograma, estabelecendo em quais dias da semana e horários as suas mensagens serão enviadas.

Tenha o cuidado de enviar mensagens em horário comercial, respeitando assim o tempo de descanso de seu cliente.

 

Divulgue o seu Whatsapp em blogs e redes sociais

A divulgação do seu número também faz parte das boas práticas no whatsapp marketing. Então faça o Whatsapp ser o principal canal entre a sua marca e o consumidor. Para isso, é importante divulgá-lo no seu site ou blog e nas redes sociais.

Amplie a comunicação com o seu público e deixe que ele entre em contato com você. As pessoas tendem a ser mais receptivas e se sentem mais à vontade para expor as suas dúvidas por meio do aplicativo.

 

Utilize números diferentes para trabalhar Whatsapp marketing e Whatsapp receptivo.

Trabalhe com números distintos em suas  ações de Whatsapp marketing, e mantenha seu número de Whatsapp receptivo apenas para este fim. Assim, você encaminha as suas mensagens de acordo com o planejamento do negócio, além de não se confundir com os envios feitos para amigos e familiares.

 

Utilize boas práticas na comunicação e atendimento ao cliente, com linguajar adequado e atenção a erros gramaticais e de digitação.

É preciso agilidade na resposta. O aplicativo presume a instantaneidade da comunicação. Mantenha o whatsapp receptivo online e pronto para responder ao chat advindo do ativo.

Informe também ao cliente que ele deve adicionar o telefone da empresa nos contatos para que a mensagem enviada posteriormente não seja classificada como spam. Peça para adicionar o número de telefone receptivo, isto é, o número enviado na mensagem em massa.

Lembre-se que a maioria das pessoas acessam o Whatsapp pelo celular, com uma tela pequena, a dificuldade de leitura aumenta, por isso, você precisa ser objetivo, claro e breve em sua comunicação.

 

Priorize as mensagens de texto, e não as de áudio, pois nem sempre os usuários poderão ouvir as gravações.

 

Envie emojis com moderação, pois eles deixam o texto infantil, diminuindo a clareza da mensagem.

 

Você pode se utilizar de imagens para chamar a atenção de seu cliente

 

 

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